Palestras de abertura e encerramento

Palestra de Abertura
9 de outubro de 2017, das 10h às 11h30min
Local: ILEA
Em busca das ilhas de desordem
Leonardo Munk (UNIRIO)

O recorrente recurso à ilha imaginada por Thomas More há mais de 500 anos parece não ter encontrado efetiva guarida em meio aos sistemas políticos vigentes. O fato é que a racionalidade positiva almejada pelo humanista inglês pouco sobreviveu àquela instrumentalização da vida intuída por Adorno e Horkheimer. À posterior Globalização inclemente com os usos locais caberia, portanto, um movimento de resistência que perpassa aspectos políticos e econômicos, urbanísticos e linguísticos, entre outros. Ilhas de desordem capazes de proporcionar espaços de violência e liberdade, de risco e oportunidade.

Leonardo Munk atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), dedicando-se aos estudos da dramaturgia e da cena e suas relações com as políticas do corpo e da imagem.
Palestra de encerramento
10 de outubro de 2017, das 14h às 15h30min
Local: ILEA
Estudos culturais e literários: um fio de fumo
Eneida Maria de Souza (UFMG)

Em Cuba, na metade do século 19, implementou-se a prática de leitura de jornais e obras literárias nas fábricas de charuto, realizada em voz alta por um leitor especializado. Com o intuito de tornar o operário mais cultivado e em contato com as notícias cotidianas e políticas da época, esta prática contribuía ainda para impor disciplina e ordem no trabalho, incentivando-se seu aprimoramento. A função exercida pelo leitor, intermediário na operação de leitura, seria o de reunir ofício e lazer, cultura e comunidade, voz e silêncio.

Eneida Maria de Souza é professora titular em Teoria da Literatura e professora emérita da UFMG. Doutorou-se em Literatura Comparada — Semiologia — na Université de Paris VII. Suas pesquisas voltam-se principalmente para crítica cultural, dependência cultural, Mário de Andrade, biografia literária e crítica brasileira. Publicou mais recentemente Correspondência — Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa (2010) — Prêmio Jabuti 2011; Janelas indiscretas — Ensaios de crítica biográfica (2011), Tempo de pós-crítica, 2a. edição, (2012) e Modernidade toda prosa, em coautoria com Marília Rothier Cardoso (2014).